Costruindo

 


Uma câmera pinhole é uma câmera escura, que em princípio é qualquer caixa ou lata fechada pintada ou revestida por dentro com tinta preta na qual se fez um furinho.


Passo a passo:

Em nosso exemplo  utilizamos uma caixa de madeira (fig. 1): 

 

                            
     
 



1) Utilize papel cartão preto ou papel contato fosco para revestir internamente a caixa, inclusive a tampa (fig. 2).


2) Faça inicialmente um furo na lateral da caixa ou da lata com cerca de 0,5 cm de diâmetro (fig. 3). Utilize um prego grosso de modo a garantir a circularidade do orifício. Apare cuidadosamente as rebarbas com lixa ou lima. Bons resultados são conseguidos com furadeira e broca;


3) Corte um pedaço retangular de papel cartão preto com 2 cm de largura e faça um furinho no centro do quadrado, utilizando uma agulha. Apare arestas de modo que o furinho fique perfeitamente circular.
 
Em lugar do papel, tenho utilizado folha de alumínio de latinhas de refrigerante: é de fácil manuseio, podendo ser cortada com estilete ou tesoura. Para fazer o furinho no alumínio, tenho utilizado agulhas para aplicação de insulina; elas são mais finas e podem ser encontradas facilmente;


                                                        



4) Cole o retângulo de papel cartão ou de folha de alumínio furado com a agulha na parte de dentro da caixa (lata) em cima do furo feito anteriormente, tomando cuidado para que o centro do furinho do retângulo fique no centro do furo da caixa (lata); ao final, ficará assim:
 

                                                                      



5) Coloque fita isolante em cima do furo, no lado de fora da caixa (lata). Esta fita será seu disparador para fotografar. Ao retirá-la, temporariamente, você permitirá a entrada da luz que sensibilizará o papel fotográfico:


                                                                           


 

Colocando o papel fotográfico na câmera


                                                                                         

                                                                               


O papel fotográfico p&b para utilização nas pinholes é encontrado em lojas especializadas em material fotográfico. O tamanho mais frequente na comercialização é de 18 cm x 24 cm, mas pode ser cortado para se adaptar ao tamanho das câmeras construídas.


O papel deve ser manuseado em um quarto escuro que não permita a entrada de nenhuma luz branca. Caso contrário, o papel será velado. Use apenas uma lâmpada de segurança, vermelha de 15W, já que a luz vermelha não sensibiliza esse tipo de papel.


No quarto escuro, prenda o papel fotográfico na região interna da caixa (lata) oposta ao furo. Nesse ponto a pinhole está pronta para fotografar. 

 

 

 

Fotografando



Fotografar com pinhole é uma experiência e tanto. Não desanime se as primeiras fotos não forem do seu agrado.


O tempo de exposição, ou seja, o tempo em que o furinho fica aberto para a entrada da luz varia de 10 segundos, se o dia estiver bem claro, a 40 ou 60 segundos em dias nublados (ler em
"Elementos da pinhole")


Depois de várias fotos você conseguirá calibrar sua pinhole, ou seja, compatibilizar a luz do dia com o tempo de abertura do furinho. Além do tempo de exposição, o resultado da foto também vai depender do papel que você usar.



                                                                                            
 




Depois de feita a foto, a pinhole somente deverá ser aberta para a retirada do papel na sala escura, iluminada apenas com a luz de segurança. 


No papel ainda não se visualiza a foto. Ela precisa ser revelada, mas este será um novo capítulo.